FAQs
O que é o linkcities?

O LinkCities é uma Plataforma Colaborativa Multicanal dirigida aos profissionais e cidades que compõem a Administração Local que visa promover o trabalho colaborativo entre estes agentes e aumentar a produtividade e eficiência das Autarquias Locais através da criação de uma rede de conhecimento destinada a esta comunidade específica.

A plataforma disponibiliza uma página de perfil a cada um dos profissionais do setor e às organizações que integram - “desktop” e canal de comunicação online - que interage em tempo real com todos os membros da rede e a partir do qual pode: inserir conteúdos /publicações, partilhar conhecimento, lançar e participar em debates, criar redes e grupos profissionais, aceder ao chat e à base de dados com conteúdos produzidos por todos os membros da rede.

Este serviço constitui assim uma ferramenta de trabalho imprescindível que permite a qualquer profissional trabalhar em rede e ter acesso a informação oficial de forma atualizada e em permanência, através das notificações e dos posts que vai recebendo no seu mural.

Acessível em qualquer plataforma: PC, Tablet e Telemóvel.

Quem se pode inscrever?

O LinkCities destina-se a diferentes tipos de destinatários, sendo que todos são considerados UTILIZADORES: toda e qualquer pessoa singular ou coletiva que visite ou aceda ao serviço, na qualidade de “Visitante” ou na condição de “Membro”, distinguindo-se este último dos demais, pelo fato de subscrever o LinkCities ou registar-se no WEBSITE.

Os membros da Plataforma LinkCities são: As Cities (CM e JF), as Organizações Locais, as entidades parceiras e os Profissionais do Setor que as integram.

Podem registar-se e ganhar a qualidade de membros, os utilizadores que integrem uma das categorias seguintes:

"Profissional do Setor": o funcionário/trabalhador que pertence a uma City, Organização Local ou entidade parceira, possuindo um vínculo profissional com uma dessas entidades e que exerce as suas funções no âmbito da administração local;

"Cities": as cidades, localidades, povoações e/ou aglomerados desde que representados por uma entidade local reconhecida, no âmbito do sistema de organização territorial administrativa do país em causa, independentemente da denominação/designação que lhe seja atribuída;

"Organizações Locais": as associações e organizações com competência territorial ampla ou delimitada e atribuições na gestão local e/ou regional, representativas ou de desenvolvimento, designadamente associações de municípios, empresas municipais, delegações e outros organismos;

"Parceiros": as entidades públicas, oficiais e demais parceiros com competências e atribuições ou relevância na gestão local e regional, seja por poderes de tutela, consultivos, de fiscalização ou informação que produzem documentos, orientações e medidas que devem ser seguidas em permanência pela comunidade LinkCities;

Inserir Conteúdos/ Partilhar conhecimento

A partilha de informação e o respetivo conteúdo é profissional.

A inserção de conteúdos e a partilha de informação é muito simples e intuitiva. Basta carregar no inserir publicação, preencher a caixa de texto e juntar os anexos que entender, arrastando pdfs, fotos, imagens ou introduzir links.

Depois, pode ainda associar esse conteúdo a tags e definir se é uma publicação ou um debate, selecionando por fim, com quem partilha, premindo uma das opções disponíveis.

Lançar Debates/Inquéritos

Na rede: qualquer membro pode lançar um debate, através da funcionalidade prevista para este fim. A realização de um debate será sinalizada com a colocação do símbolo de debate. Os debates podem ser públicos ou privados (para um determinado grupo de utilizadores, que vão ser notificados pela plataforma).

Na City: através da página web da City é possível lançar um inquérito público com cidadão em geral, constituido assim um verdadeiro Barómetro de gestão, que permite a realização de sondagens e inquéritos com recolha de indicadores através do voto ou comentário.

Adicionar aos favoritos

As publicações que mais gosta podem fazer parte de uma lista de favoritos onde guarda artigos para ler mais tarde ou sempre que quiser. Para tal basta carregar no icon estrela em cada publicação.

Esclarecer uma dúvida

Para esclarecer uma dúvida pode utilizar a função debate, ou através do inserir publicação colocando a questão na rede, ou ainda utilizando o chat.

Suporte

A Rede LinkCities é de fácil utilização e muito intuitiva. Em caso de dúvida, recomendamos a consulta do Manual de Utilizador e do Vídeo Tutorial ambos disponíveis na Plataforma.

Para mais informações não hesite em contactar-nos:
suporte@linkcities.pt
Helpdesk: +351 210998399

Como conhecer uma City?

Para conhecer ou pesquisar Cities qualquer utilizador pode aceder à sua página na rede. Para isso, deverá inserir o nome da City na barra de pesquisa universal colocada sempre na margem superior e premir Entrar, após o que terá acesso direto à respetiva página onde encontra os conteúdos a ela referentes.

Quais os requisitos para usar o LinkCities

Esta plataforma está optimizada para versões do Internet Explorer 10 ou superior, Google Chrome ou Firefox. Versões anteriores dos browsers poderão não conter todas as funcionalidades e poderão apresentar desformatações.

A página da city disponibiliza informações gerais, notícias, integração de redes sociais e acesso a informações úteis como onde ficar, conhecer, onde dormir entre outras, bem como destaques, informações da rede, notícias, motor de busca e pesquisa de conteúdos públicos.

Terá ainda acesso ao Mural da City com os conteúdos e os posts que vão sendo produzidos pela comunidade LinkCities.

Como faço o registo?

O registo é diferente consoante se trate de pessoas singulares, como é caso dos profissionais do setor, ou de pessoas coletivas, sejam Cities (CM e JF), Organizações Locais ou outras.

Para o Profissional do setor, o registo é muito simplificado, gratuito e automático. Escolhe a opção registo na Homepage e seleciona a que lhe diz respeito (profissional do setor).

Para efetuar o registo, terá que ter um email profissional associado a uma dessas entidades locais, concordar com os Termos de Utilização e Política de Privacidade e preencher os dados que lhe forem sendo solicitados. Em 3 passos, ser-lhe-á fornecida a chave de ativação que lhe permitirá aceder à sua página de perfil do linkcities e a todas as suas funcionalidades e vantagens.

Para as Cities, Organizações Locais e Parceiros, ou qualquer outra organização com competência ou relevância na gestão local, o registo deverá ser iniciado por um profissional do setor dessa organização no campo indicado na homepage.

Assim que aceder a essa área deverão ser preenchidos os campos solicitados, ler e concordar com os termos gerais e especiais de utilização e política de privacidade e submeter à aprovação. Esta fase intermédia, destina-se a validar os poderes de representação e legitimidade da entidade que o profissional pretende integrar na rede, os quais sendo comprovados, dão lugar à entrada.

Criar um grupo

Todos os membros podem criar ou participar em grupos.

Para criar um grupo, carregue com o ponteiro do rato em Grupos no menu vertical à esquerda e escolha Criar novo grupo. Preencha a informação referente ao grupo e faça Submeter. Pode em seguida convidar pessoas a fazer parte do seu grupo.

Criar uma rede profissional

Aqui pode criar e gerir a sua rede profissional o que permite receber e partilhar conteúdos apenas com os membros que a integram.

Para criar a sua rede profissional é suficiente procurar um membro da plataforma e Adicioná-lo ou até convidar uma pessoa de fora.

Para aumentar a sua rede são várias as opções disponíveis: no perfil do membro, basta carregar no botão Adicionar à Minha Rede ou recorrer à barra de pesquisa universal no canto direito da página, ou efetuar uma pesquisa de profissionais do setor, procurando por áreas de competência e cidade.

Os membros convidados aparecerão na sua rede após terem aceite o convite que é enviado.

Nesta opção pode ainda gerir a sua rede adicionando ou bloqueando membros.

Outra possibilidade de estar ligado é “seguir” as Cities e os outros membros da plataforma.

Utilizar o chat

O chat disponível no lado direito da página, permite a troca instantânea de mensagens, ver quem está online, esclarecer dúvidas de forma imediata, partilhar ficheiros, entre outras funcionalidades como a vídeo-conferência.

Enviar email

Pode abrir diretamente o seu programa de email pré-definido a partir do LinkCities utilizando o ultima botão do menu vertical à esquerda. Para concretizar o envio de emails tem de ter uma conta configurada no seu computador, situação que não depende do LinkCities.