Olho Marinho

e-Balcão

Canais

Medalha Comemorativa

Aniversário da Freguesia, Bodas de Diamante



No dia 5 de Março de 2000, a Freguesia do Olho Marinho comemorou as bodas de diamante da sua elevação a Freguesia, quando o executivo em exercício e os membros da Assembleia d
e Freguesia, decidiu comemorar a efeméride, cujas cerimónias oficiais, contaram com presença do Sr. Governador Civil de Leria, Prof. Carlos André, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Pereira Júnior, Vereadores da Câmara de Óbidos em exercício, Antigos Presidentes de Junta de Freguesia do Olho Marinho, restantes convidados oficiais e população do Olho Marinho.

Durante a cessão solene de boas vindas, realizada na sede da Junta de Freguesia na sala das sessões, o Sr. Presidente da Junta no discurso que proferiu, começou por salientar o passado histórico do Olho Marinho, as diversas lutas travadas pelo povo do Olho Marinho no decorrer do século XIX e nos primeiros anos do século XX, salientando a finalizar a evolução económica e social até à presente data.



No final da sessão de boas vindas, o Sr. Presidente da Junta de Freguesia, ofereceu uma medalha em bronze, aos antigos Presidentes da Junta de Freguesia e restantes convidados oficiais, um trabalho do escultor David Cascalheira, alusivo à efeméride. Uma edição numerada de 1a 150.

A Medalha Comemorativa, como se pode observar nas fotos que juntamos, a primeira mandada cunhar pela Junta de Freguesia do Olho Marinho, apresenta uma configuração irregular, que representa o espaço territorial, mostrando numa das faces, o Brasão da Freguesia e um diamante correspondente à efeméride, alusivo aos 75 anos. Na outra face, ao centro, podemos observar um Olho e a simbologia da água, evocando a água e forças dos famosos Olhos d' Água do Olho Marinho, juntamente com um conjunto de plantas que simbolizam a capacidade produtiva no sector agrícola. Por ultimo, a roda dentada, que simboliza uma Nora, representativa das 6 Azenhas que existiram na área geográfica da freguesia (hoje, restam apenas duas) sendo a mais antiga datada do século XIII.