Bugalhos

e-Balcão

Canais

Sobre

A Freguesia de Bugalhos pertence ao concelho de Alcanena, distrito de Santarém.
 Situa-se acerca de 3 Km para sudeste da sede de concelho, na margem esquerda do rio Alviela, afluente do Tejo.
Com uma área de 16 600 m2. É a 3ª maior freguesia em área do concelho.
 
É composta por 7 lugares;
 

BugalhosCasal SaramagoCasais Romeiros
FilhósPousadosBairro da Arrangela

Monte Branco

 
Com cerca de 1300 habitantes, 1000 eleitores. Somos a 1ª freguesia do concelho de Alcanena, em número de aldeias e lugares.

_______________________________________________________________________________________________

A Freguesia de Bugalhos foi fundada em 1219, fazendo desta Freguesia uma das mais antigas da região.
Desde muito cedo que a Freguesia alcançou valores demográficos apreciáveis, porém essa característica foi-se diluindo com o decorrer dos séculos, chegando ao século XX com pouco mais de mil habitantes. Começado a sofrer os efeitos da emigração, muitos foram os naturais que enveredaram por esse caminho. Os países de destino foram principalmente, a França, a Alemanha, os Estados Unidos da América e o Canadá. Assim, no espaço de uma década, entre 1981 e 1991, Bugalhos sofreu uma quebra demográfica de 10%, passado de 1.093 para 985 habitantes, alojados em 442 habitações. Actualmente residem na Freguesia cerca de 1.300 habitantes, destes 1000 são eleitores.
 
Com uma taxa de actividade que se poderá classificar de mediana, a fonte principal de riqueza continua ainda, no sector primário da economia, estando ainda cerca de um quinto da população activa dedicada à agricultura, da qual extraem fundamentalmente produtos como a azeitona e o seu derivado o azeite, o vinho e os frutos, no qual se destacam os figos. Mas também a pecuária desempenha um relevante papel dinamizador da actividade económica, sendo mesmo alvo de aplicação de fluxos de investimento por parte de agricultores.
O sector secundário colocou já o pé na Freguesia, através de unidades de pequena industria, de que destacam as produções de doçaria regional.
Também o sector terciário não se quer de fora do contexto económico da Freguesia sendo de realçar o estabelecimento de empresas distribuidoras através da instalação dos seus serviços de apoio. Mas também outras empresas desde, curtumes, construção civil, reparação e manutenção.

A rede escolar possui a amplitude habitual em freguesias congéneres, com estabelecimentos de ensino pré-escolar e do 1º ciclo, estando as escolas que oferecem outros graus de ensino situadas em Alcanena, a pouco mais de 4 km da freguesia.
Devido a proximidade, os cuidados de saúde encontram na sede de concelho. Quanto à acção social esta, é exercida pelos profissionais e voluntários que aplicam o seu esforço no centro de Convívio da 3ª Idade e também com o Gabinete de Apoio ao Idoso com atendimento na sede da Junta de Freguesia.

Na área desportiva, existem muitas estruturas que permitem a prática de desporto, muitas delas desenvolvidas por associações e colectividades onde se pratica, o Basquetebol, andebol, futebol de cinco e ténis. De salientar o Parque desportivo de Bugalhos, onde esta instalada a Escola de Futebol do Conselho de Alcanena, que abrange a camada mais jovem, compreendida entre os 7 e os 15 anos. Neste parque também existe o Circuido te Manutenção, que esta integrado na Rota das Fontes Naturais.Também outras colectividades como, o Grupo Desportivo e Recreativo da Graça em Bugalhos, (Gimnodesportivo coberto), O Centro Recreativo, Cultural e Social de Filhós (Gimnodesportivo coberto), Grupo Desportivo e Recreativo “Os Rápidos”, Centro Social e Cultural de Pousados, desenvolvem estas práticas desportivas.

Em termos culturais, a freguesia esta muito bem servida de Festas e Romarias, muitas delas dedicadas aos Santos Padroeiros. Bem como O Fim-de-semana Radical, as Caminhas pelo Concelho, O Festival do Chícharo, Concentração de Vespas, as Tasquinhas em Bugalhos, Encontro Equestre, Festival das Comidas da Avó, etc. Também possui uma biblioteca e dois salões para a realização de festas e espectáculos.
 Orgulhando-se da sua igreja matriz, dentro da qual se pode vislumbrar uma imagem em pedra, da Senhora da Graça, do século XVI, erguida num pequeno planalto à saída da povoação, em cujo adro existe um cruzeiro que vem desde o ano de 1732. Existem também várias capelas, nomeadamente a Capela de Santo Amaro e Capela de Pousados.
Em Filhós existe algumas azenhas, destinadas à moagem com restos das técnicas de hidráulica usadas para desviar o cursos do Rio Alviela como o açude e canais de derivação, bem como maquinismos do seu antigo funcionamento. No lugar do Sorinho, podem ainda ver-se duas azenhas e uma antiga fábrica de curtumes com 16 açudes e correspondente quatro condutas de despejo para o rio, situando-se um pouco à frente a moagem do Moseiro, a única em funcionamento, mas mediante a utilização de energia eléctrica. Por fim, as margens do Alviela dão ainda uma pequena ideia da beleza outrora pujante do rio, a que a poluição pôs fim, esperando-se que os projectos de despoluição existentes, devolvam aquilo que já foi do rio a pureza das águas e a beleza das margens.

Bem localizada, sendo servida pela A1 e A23, Nac3, Reg361, para o tráfego de longa distancia, complementado o acesso a estes eixos rodoviários através de estradas municipais. Bugalhos não sofre do Afastamento das vias de acesso.